segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Quem somos:

                                           
Projeto extensão da UFSJ que existe há 9 anos e há 3 encontra-se em parceria com os CRAS – Centro de Referência em Assistência Social de São João del Rei. Integra o LAPIP - Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e a Brinquedoteca.


Realizamos um trabalho de ação/intervenção em psicologia social/comunitária o qual estabelece intersetorialidade entre a Universidade, Politicas Públicas e Comunidade atendida. O CRAS oferece Proteção social básica às famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social. O nosso trabalho de promoção e prevenção da saúde, resgate e construção de laços e vinculações afetivas; inserção e sentimento de pertença grupal, utiliza das seguintes estratégias: 
  
Preservação do meio ambiente; confecção do brinquedo-sucata com material passível de reutilização embasado na política dos 3 R’s para enfrentamento da questão do lixoReciclar, Reutilizar, Reduzir  nosso projeto utiliza alguns outros erres que considera demasiado importantes com ênfase para a possibilidade de ressignificação da vida que acontece na construção de brinquedos.5 R’s Reeducar, Ressiginificar o lixo produzido; ressignificando assim a vida diante das circunstancias.  


Os objetivos que buscamos são:  Investigar as relações grupais assim como dinâmica de papeis existente durante a confecção do brinquedo, para isso; levamos como disparador de trabalho, a cada nova oficina, protótipos criativos e jogos feitos de sucata.  

Alguns resultados já se fazem perceptíveis como: Autonomia na construção dos brinquedos, na comunicação e aprendizado compartilhado; afiliação e pertença ao grupo; redução de agressividade direcionada ao outro; trocas afetivas; afirmação das identidades; melhoria da auto-estima; adesão às regras construídas coletivamente Não há regras impostas, o desenrolar da oficina é reflexo do processo grupal em que buscamos respeitar a maturidade que o grupo nos permite, interpretando cada indício que o movimento grupal nos apresenta. 



0 comentários: